terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONVERSAS DEPOIS DAS 6 - jogos




 
Terminamos mais umas conversas depois das 6, desta vez subordinadas ao tema “Os Jogos”
Apareceram novos encarregados de educação e repetiu-se o ritual do chá, para tranquilizar e relaxar depois de um dia de trabalho.
Rapidamente se iniciou a conversa, graças à nossa “Carla Carlota” uma conversadora inteligente e simpática que rapidamente comunica com todos, criando um ambiente descontraído onde todos são e se sentem importantes.
Conversou-se sobre os jogos informáticos e os outros. No nosso tempo com era, como fazemos com os nossos filhos… afinal é útil jogar?
Divagamos sobre o compromisso da família para interagir e ajudar a orientação dos tempos livres dos jovens.
Quando os mais jovens já nascem a olhar para o computador?
Faz bem, faz mal? Deve-se proibir? Os míopes…
Em que idade eles podem começar a jogar?
Dá jeito eles estarem caladinhos a jogar enquanto fazemos as tarefas domesticas… Sabemos que eles estão ali.
Porque é que alguns gostam mais de brincar na rua? Porque outros alteram as horas de dormir para jogar durante a noite?
Eles querem jantar no quarto, eles aborrecem-se se lhes interrompemos a sua ação, eles respondem mal, eles perdem a noção do tempo…
Foi-se constatando que educar não é fácil e não há receitas, mesmo tendo uma psicóloga no grupo.
Cada criança ou jovem é um ser diferente e cada jogo também. Há jogos para diversas idades e também há regras ao nível do tempo que cada pai ou mãe deve impor na sua utilização.
Mas dá tanto jeito, eles estarem em casa sossegados!
O perigo da alienação que retira horas de sono e descanso, o excesso de tensão durante o jogo, a motivação para jogar mais e mais… foram questões abordadas no sentido de despertas as consciências. 
Levantou-se o véu das perguntas e da admiração, e surgiu a preocupação em muitos olhares.
- Eles jogam a dinheiro?
- O que é o pay shop?
- Eles levantam-se de noite para jogar?
- Eles chegam à escola cansados?
- Eles estão nas aulas com sono?
Hoje não éramos só mulheres, havia um representante do sexo masculino e falou. Falou bem e disse que iria regressar nas próximas vezes.
Voltamos no próximo mês. Agradeço a todos a vossa presença e participação. Na próxima, tragam um amigo também.
Nunca desistam!
Anabela Quelhas




 



2 comentários:

  1. A atividade "Conversas depois das seis" provou que está a ser uma boa iniciativa, já que continua a ter adesão significativa por parte dos encarregados de educação, verificando-se até o seu aumento. Um bom sinal para todos : para as dinamizadoras, o sucesso da atividade, para todos os participantes o desejo de compreender e melhorar a interação com os jovens... A comunicação Escola/Família na abordagem de assuntos tão pertinentes para os nossos meninos é sem dúvida, a prova de que estamos empenhados na aproximação, discussão e resolução de problemas que a todos nos afetam, no desejo de entender as mudanças desta época tão cheia de tecnologia e cujos instrumentos ocupam os momentos de lazer dos jovens, Em suma é "da discussão que nasce a luz", que essa luz oriente os nossos comportamentos no sentido da boa formação e valores que pretendemos inculcar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Estou a gostar muito destas sessões porque, de uma forma ou de outra, todos participam e contribuem e a conversa torna-se muito interessante. Parecemos um grupo de amigos que já se conhece há muito tempo e que se encontra para falar sobre o que nos preocupa! Nestes encontros não há pais, professores, diretora ou psicóloga, apenas PAIS!
    Venham muitos, venham mais!

    ResponderExcluir